O Passado, a Memória, e o Futuro

No ano que vem, 2011, vai fazer cinqüenta anos que eu entrei no JMC. Foi em 1961. A escola durou apenas nove anos mais; foi fechada em 1970 – quarenta anos atrás  As pessoas que cursaram a escola naquele último ano estão hoje com cerca de cinqüenta anos, pelo menos. Quanto o JMC completar cem anos de fundação, haverá algum manuelino ainda vivo? Lembrar-se-á alguém ainda dessa escola maravilhosa?

Não podemos fazer nada quanto à duração da vida dos manuelinos. Mas podemos fazer muito para que, no futuro, o JMC seja lembrado – se não por manuelinos, caso a raça tenha se tornado extinta, pelo menos pelos seus descendentes, ou por outras pessoas que nada tiveram que ver com manuelinos.

Foi por isso que levei o Gabriel ao encontro, ontem. Ele tem dez anos. É meu neto mais velho. Queria que ele ficasse conhecendo um monte de pessoas extremamente legais. Cronologicamente velhas, já, da perspectiva dele. Mas ainda jovens de espírito. (Hoje faço exatamente 66 anos e meio – farei 67 no dia 7 de setembro. Mas ontem ouvi alguém se referir a mim como “aquele menino que conhece o Décio Madruga”… Fiquei realizado. Além de jovem em espírito eu, para alguns dos meus colegas ali, era ainda “o menino”… A Martha Faustini, que este ano faz 90 anos, e é minha amiga, e está firme: foi colega de meu pai no JMC na década de 30).

As nossas reuniões, os livros e cadernos que temos publicado, os sites e blogs que colocamos no ar, são, todos eles, tentativas que fazemos de preservar a nossa memória. De impedir que nossos filhos e netos desconheçam a escola que nós freqüentamos e que tanto nos marcou.

Se eu estiver vivo, terei 84 anos quando o JMC completar o primeiro centenário de sua fundação, em 8/2/2028. Acho difícil que esteja – mas minha mãe morreu menos de dois meses antes de celebrar 84 anos de vida.

Meu pai entrou no JMC em 1934 – seis anos depois de sua fundação. Faz setenta e seis anos que eu tenho algum vínculo, ainda que indireto, com o JMC. Quanto a vínculo direto, e como eu já disse, no ano que vem fará cinqüenta anos que eu entrei no Jota. Meio século, E ainda me lembro da minha vida lá de 1961 a 1963 melhor do que me lembro de coisas que aconteceram bem mais recentemente.

Em Salto, 7 de Março de 2010

Advertisements

8 thoughts on “O Passado, a Memória, e o Futuro

  1. Fiquei emocionado ao ser citado aqui…

    Dr Eduardo, meu irmão querido e amado. Deus o abençoe, pois você é especial para todos nós!

    Décio

  2. Sinto saudades, foi no JMC que aprendi a ter disciplina e religião. Saudades! Como conseguir a relação de alunos dos anos 68/69?

  3. Sou Edmar, manuelino de coração, agradecido a Deus por ter tido essa maravilhosa graça de ter estudado neste pedacinho do céu que foi o querido JMC. Sou tão apaixonado que tenho no meu carro gravado num pen-drive o hino do JMC, executado e cantado por um tenor da minha igreja. Todos os dias ouço e me emociono. Continuemos com essa chama acesa. Um gde abraço a todos os manuelinos de todo o Brasil. Moro em Brasília e aqui temos alguns manuelinos. Nossa casa está aberta a todos. Edmar.

  4. Prezado Eduardo, como tenho visto você no empenho de conseguir, lembranças, relíquias, objetos que fizeram parte da história do J.M.C. eu ainda tenho o meu convite de formatura de 1968, tenho também o de 1967, dos meus amigos, Akira Yamamoto, Abdias Itamar de Oliveira, Rev Tiago Escobar de Azevedo (moramos juntos no quarto 50 próximo ao refeitório) e tenho também o convite de formatura do meu irmão Josemar Moreira do Nascimento de 1966. Se você precisar estão a disposição.

    Edmar.
    Brasília, 14 de Abril de 2014

    • Caro Edmar: Se você puder escanear ou fotografar essas lembranças, mande-me uma cópia e a publicarei aqui. Abraços.

      Em Tempo: Tenho várias fotos em minha casa em Salto. Preciso é ter tempo para escanear… 😦

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s